sexta-feira, 20 de julho de 2007



















"ORIGEM DO FREVO,ÍNDIOS,
CULTURA POPULAR,MOVIMENTO ARMORIAL,SUASSUNA,ANTONIO NÓBREGA..."
*você sabia que o frevo e a capoeira,teem tudo a ver?
*diga os nomes dos 220 povos indígenas que temos no Brasil!
*você sabe o que é folclore ? tem consciência de sua própria cultura folclórica!?
*já foi ao teatro assistir "Auto da Compadecida"? peça de Ariano Suassuna!
*sabe o que é cultura popular?

"Chegança"
letra:Antonio Nóbrega

Sou Pataxó,sou Xavante e Cariri,
Ianonami, sou Tupi
Guarani, sou Carajá.
Sou Pancararu,Carijó,
Tupinajé,Potiguar, sou Caeté,
Ful-ni-o, Tupinambá.
Depois que os mares dividiram os continentes
quis ver terras diferentes.
Eu pensei: "vou procurar
um mundo novo,
lá depois do horizonte,
levo a rede balançante
pra no sol me espreguiçar".
eu atraquei num porto muito seguro,
céu azul, paz e ar puro...
botei as pernas pro ar.
Logo sonhei
que estava no paraíso,
onde nem era preciso
dormir para se sonhar.
Mas de repente
me acordei com a surpresa:
uma esquadra portuguesa
veio na praia atracar.
De grande-nau,
um branco de barba escura,
vestindo uma armadura
me apontou pra me pegar.
E assustado dei um pulo da rede,
pressenti a fome, a sede,
eu pensei:"vão me acabar".
me levantei de borduna já na mão.
Ai, senti no coração,
o Brasil vai começar.
100 Anos de frevo - Marco Zero Parte 5 - Antônio Nóbrega
Antonio Nóbrega - Clovinho no Frevo
Antonio Nóbrega - Dedé
Antonio Nóbrega: O povo sempre esteve ao lado dos grandes criadores
A arte popular do povo pobre
“A arte feita pelo povo pobre do Brasil é a arte popular”. O ponto de vista é do criador do Movimento Armorial, o professor, dramaturgo e romancista Ariano Suassuna, autor de várias peças, entre elas o Auto da Compadecida (escrita em 1955), atualmente o mais autêntico defensor da cultura popular brasileira, que vem ensinando o jovem, dando apoio e valorizando as manifestações do povo, notadamente, nordestino. Povo este que ele chama de 4º. Estado, ou seja, os ‘analfabetos' que aprenderam sem a escola institucional, os desempregados, os que não têm amparo nenhum das instituições públicas, os que não têm espaço na mídia burguesa, o povo humilde, mas alegre, que está nas ruas, nas praças públicas, lutando e vencendo os preconceitos e obstáculos, gente autêntica que cria sem se importar com as conseqüências.(...)
O Frevo é um ritmo pernambucano derivado da marcha e do maxixe. Surgido no Recife no final do Século XIX, o frevo se caracteriza pelo ritmo extremamente acelerado. Muito executado durante o carnaval, eram comuns conflitos entre blocos de frevos, em que capoeiristas saíam à frente dos seus blocos para intimidar blocos rivais e proteger seu estandarte. Da junção da capoeira com o ritmo do frevo nasceu o passo, a dança do frevo.(...)
Nadia Stabile - 20/07/07

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails