sábado, 26 de janeiro de 2008


COMEÇA HOJE

O FÓRUM SOCIAL

MUNDIAL 2008 !

"um outro mundo é possível "


Edição do Fórum Social Mundial

deste ano contará

com atividades em 72 países

Aline Beckstein
Repórter da Agência Brasil
22 de Janeiro de 2008


Rio de Janeiro - Cerca de 800 eventos devem fazer parte da programação deste ano do Fórum Social Mundial (FSM). As ações serão descentralizadas e devem acontecer em 72 países no próximo sábado (26). No Brasil, 60 atividades estarão concentradas em pelo menos 19 cidades. As atividades farão parte do Dia de Mobilização e Ação Global. As informações foram divulgadas hoje (22) pelo representante do conselho internacional do FSM Cândido Grzybowiski. Segundo ele, a descentralização do evento tem o objetivo de permitir com que mais pessoas possam participar dos debates, que giram em torno do slogan Um Outro Mundo é Possível. O fórum começou a ser realizado anualmente, em 2001, e é um contraponto ao Fórum Econômico de Davos, na Suíça, que começa amanhã (23) e vai até o domingo.

Cândido Grzybowiski disse que a edição deste ano do fórum irá aprofundar a proposta de debater problemas globais de forma mais "concreta". Segundo ele, quando o fórum começou os debates envolviam questões importantes, mas de uma forma um pouco "genérica". Nos últimos anos, contudo, os debates incluem as implicações práticas desses problemas, "fazendo com que as pessoas se envolvam mais nas discussões". "A Organização Mundial de Comércio, por exemplo, prega a total privatização de tudo. O que pegou foi a privatização da água, da educação. O que vem da cidadania é muito mais concreto do que o tema geral. Aí vem a luta de Cochabamba [Bolívia] contra a privatização da água e em outros lugares. A partir daí, as pessoas descobrem que têm muito em comum, que estão lutando por água, que é um direito fundamental."
Segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Análises Sócio-Econômicas (Ibase), entre 2001 e 2007, mais de 650 pessoas participaram das sete edições do fórum. A edição que reuniu mais participantes foi a de 2005, em Porto Alegre (RS), com 155 mil pessoas. A última, em Nairóbi, no Quênia, contou com 74 mil participantes. O Ibase ainda aponta que os participantes dos fóruns tem um perfil jovem. Entre 56% (edição de Mali, na Indonésia) e 70% (em Porto Alegre) tinham até 35 anos de idade. No Rio de Janeiro, as atividades irão acontecer das 10h às 17h, no Aterro do Flamengo, na zona sul da cidade. Serão montadas sete tendas e quatro palcos, numa faixa de um quilômetro, entre o Museu da República e o Hotel Glória. Além dos debates sobre questões globais, foram organizadas apresentações culturais, de teatro, música, poesia, vídeos, fotografia, além de uma feira de alimentos e de economia solidária. O show de encerramento será feito pelo cantor Martinho da Vila.
http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2008/01/22/materia.2008-01-22.1763730446/view

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails