sábado, 26 de janeiro de 2008




"conhece-te a ti mesmo"

e "do mundo nada se leva"!

a mitologia hindu tem como cerne a cultura do desapego e do auto-conhecimento!
a frase do título:"conhece-te a ti mesmo", cunhada antes de Cristo,por Sócrates,
e a outra que conheci através de meus pais, "do mundo nada se leva", unem-se às idéias dos hindus! estas idéias sempre estiveram em minha alma! e hoje queria relacioná-las com a idéia de liberdade! tornamo-nos mais livres quando passamos a conhecer nossas limitações ,capacidades,dons,necessidades,nossos defeitos e virtudes!
e seria absurdo tentar pretender cooperar com a liberdade de outros, sem antes nos conhecermos,e nós próprios nos libertarmos! com meu pai aprendi a generosidade,o compartilhar,com minha mãe aprendi sublimar,resignar-me às minhas limitações pessoais! mas uma das coisas que julguei excepcional ter aprendido com meu pai foi o sentido de liberdade! pelo menos a interna! aquela que não consegue nos bloquear de tal maneira que nos faz sentirmo-nos estéreis,pequenos,mesquinhos! e aí isto junto a capacidade de tentar se desapegar de tudo e de todos! mas reconhecendo que o momento presente deve ser vivido intensamente e com total dedicação,isto é, doando-se, entrando em comunhão com nossos interlocutores! e é isso que faz com que identifique-me com Paulo Freire,e com Ivan Illich! que julgava que os dons das pessoas são livres de escolaridades! de títulos,diplomas!
a liberdade é um tema hiper complexo! ...liberdade de expressão...liberdade de ir e vir...
liberdade de viver em paz,e pra isso precisamos nos conhecer!...precisamos nos desapegar
de idéias fixas,de coisas materiais,de pessoas...enfim,não é nada fácil! mas é talvez um dos caminhos mais interessantes para serem trilhados nesta vida!
a liberdade de ir e vir ,é algo que rapidamente nos faz pensar em condições financeiras,
coisa que poucos possuem nos dias de hoje! mas sempre há os mais livres que resolvem viajar de bicicleta,ou de carona! percebemos então que a liberdade possui inúmeros níveis!
a classe média tem como padrão ,que para se fazer turismo é preciso se gastar ...!
e se assim não ocorre,passam a considerar impossível a viagem,ou catastrófica!
nossos padrões de vida tornaram-se tão artificiais que até andar descalço sentindo nosso planeta com a sola dos pés,passou a ser algo quase totalmente impraticável para moradores
de grandes centros! imaginem ! se não nos desapegamos nem de nossos calçados!...
como poderemos nos desapegar de coisas mais profundas!? como passar a não guardar nossas histórias só para nós!? comecemos a nos libertar nos desapegando de coisas que podem ser muito importantes para todos!! por que não? somos livres para escolhermos...e nem isso geralmente fazemos,ficamos reclamando de tudo! ficamos recriminando quem age de forma errada! e se assim continuarmos,a coisa poderá complicar!
precisamos nos dar o direito de errar! o direito de tentar voar muito alto! quem já leu o livro "Fernão Capelo Gaivota" quando jovem ,deve lembrar-se da liberdade e o direito que o protagonista da história deu-se! fazendo isso iniciaremos a compor nosso espaço,nosso espaço
de cidadãos que entendem o sentido da expressão responsabilidade social e não só a palavra chata "deveres"...(os tais direitos e deveres do cidadão!) começaremos a entender que somos todos responsáveis pela sociedade que habitamos (e não só os empresários !)
desta maneira abriremos espaço para as gerações futuras,conseguiremos lutar com mais facilidade por nossos direitos! e assim nossos descendentes serão mais livres,mais desapegados a coisas sem importância! não inverterão valores como fazemos hoje!

nadia stabile - 26/01/08

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails