sábado, 26 de janeiro de 2008


pegar o bonde andando!

bonde existia até eu fazer uns 5 anos,aqui na minha cidade,São Paulo!meus pais se conheceram dentro de um bonde camarão! era uma espécie de bonde aberto,pintado de vermelho,por isso o nome camarão! foi paixão à primeira vista! eram os anos 40!
"pegar o bonde andando" é o que todos nós fazemos! ao nascer tudo já estava andando fazia tempo! e nós quando jovens costumamos julgar que tudo foi inventado no dia em que descobrimos as coisas! pura ingenuidade! e tem gente que continua assim até ficar velho!
mas estou citando esta frase popular por causa do "1º Festival Permanente web-real",que poderá ter outro nome quando todos os primeiros participantes resolverem encarar o ritmo dos bondes e dos trens...e resolverem pensar juntos para encontrar um nome melhor!
entrar no ritmo dos bondes e trens que se originam de décadas passadas,ou de outras culturas diferentes das nossas,é algo que as escolas infelizmente,em sua maioria não fazem aqui em nosso país! lendo sobre "Yaacov Hecht",o educador e fundador do "Institute for Democratic Education", vi que já há em Israel 25 escolas democráticas, que adotam o processo de conhecer a família e a comunidade dos alunos a fundo! as escolas não podem continuar a serem algo isolado e estranho às pessoas da comunidade! o autoritarismo que leva a esse divórcio cultural entre as escolas e a comunidade deve deixar de existir! e este festival tem como proposta que todos se integrem,velhos,crianças,jovens e adultos! a interação é algo indispensável para que entremos no ritmo da história,da cidadania,sentindo-nos parceiros da escola,dos professores,dos estudantes,é algo que poderia contribuir muito para pegarmos os bondes e os trens andando,com um ritmo muito mais rico! os jovens passariam a entender muito melhor sua história,suas origens culturais! sentiriam-se incluídos num contexto não só atual mas histórico!
e os mais velhos também teriam muitos ritmos a aprender com os mais jovens!os professores deixariam de ser encarados como extra-terrestres,porque também contariam suas histórias para todos! este projeto do festival tem tudo a ver com educação democrática!onde autoritarismo não tem vez! nesse festival todos terão tempos e espaços iguais para demonstrarem seus ritmos! e atrás do trio elétrico,só não vai quem já morreu!
num país como o nosso,onde somos donos de ritmos riquíssimos! nada mais justo que compartilhar tudo o que pudermos!
(linkar as histórias,as culturas,as épocas do avô com a dos netos! linkar,linkar,interligar,hiperligar,unir,juntar,tecer teias,tecer linhas de trens,de bondes!...)

nadia stabile - 26/01/08

http://ritmar.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails