sábado, 2 de fevereiro de 2008



Dançar é para


os loucos!


dentre os inúmeros ritmos

brasileiros,destaco o maracatu.


Maracatu Nação


Maracatu é uma manifestação cultural da música folclórica pernambucana afro-brasileira. É formada por uma orquestra de percussão que acompanha um cortejo real. Como a maioria das manifestações populares do Brasil, é uma mistura das culturas indígena, africana e européia. Surgiu em meados do século XVIII.(...)


*Constituição
Do Maracatu Nação participam entre 30 e 50 figuras. Entre elas estão o
Porta-estandarte, trajado à Luís XV (como nos clubes de frevo), que conduz o estandarte. Atrás, vêm as Damas do Paço, no máximo duas, e que carregam as Calungas, que são bonecos de origem religiosa, que simbolizam uma rainha morta.
A dança executada com as Calungas tem caráter religioso e é obrigatória na porta das
Igrejas, representando um "agrado" a Nossa Senhora do Rosário e a São Benedito. Quando o Maracatu visita um terreiro, homenageia os Orixás.
Depois das Damas do Paço segue a corte: Duque e Duquesa, Príncipe e Princesa, um Embaixador (nos Maracatus mais pobres o Porta-estandarte vale como Embaixador).(...)




Maracatu Rural


é uma manifestação cultural da música folclórica pernambucana no qual figuram os conhecidos caboclos de lança. É conhecido também por Maracatu de Baque Solto. Distingue-se do Maracatu Nação ou Maracatu de Baque Virado, em organização, personagens e ritmo.


*História
O Maracatu Rural mais antigo é o Cambinda Brasileira. O grupo foi fundado em
1898 e a sede permanece no mesmo lugar, no Engenho do Cumbe, Nazaré da Mata,





Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails