quinta-feira, 29 de maio de 2008

A democracia na América

Latina será discutida

em colóquio internacional

Da RedaçãoAgência Pará - 28/05/08

A América Latina é hoje, no cenário mundial, o espaço onde propostas políticas inovadoras estão se desenvolvendo, onde as forças populares se fizeram sentir por meio da eleição de novos governantes que representam movimentos sociais organizados, onde a democracia busca novas formas de expressão e de ação. Neste continente, se forja, a cada dia, a consciência coletiva sobre a necessidade da construção de alternativas ao atual modelo de globalização capitalista.
Tendo em vista esse novo panorama global e o fato do Pará estar cada vez mais inserido nas relações entre Estados Latino-Americanos e com o resto do mundo, o Governo do Estado promove nesta quinta (29) e sexta-feiras (30) o colóquio internacional O futuro da democracia na América Latina: movimentos sociais, movimentos políticos, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. Para a realização do evento, o governo do Pará conta com a parceria com o Le Monde Diplomatique Brasil e Espanha, com a Universidade Federal do Pará (UFPA) e com a instituição francesa Mémoire des Luttes.
Serão realizadas dez mesas redondas com a participação de personalidades acadêmicas, políticos, representantes de movimentos sociais e políticos, jornalistas, formadores de opinião, que discutirão o novo papel da América Latina e as relações de seus próprios atores entre si e com o mundo.
Palestrantes - Entre os palestrantes estrangeiros já confirmados estão Ignácio Ramonet (diretor-presidente do Le Monde Diplomatique, versão em espanhol), Bernard Cassen (secretário-geral do instituto francês Mémoires des Luttes), Victoria Donda Perez (deputada federal mais jovem já eleita na Argentina), Maximilien Arvelaiz (conselheiro diplomático da presidência da Venezuela), Sixto Pereira (senador paraguaio recém-eleito pelo Movimento Popular Tekotoja, grupo que apoiou a candidatura à presidência do ex-bispo Fernando Lugo), o cubano Roberto Regalado (secretário executivo adjunto da Conferência Permanente de Partidos Políticos da América Latina e Caribe – COPPAL), e Juan Calderón e Gilberto Lopez y Rivas, companheiros do subcomandante Marcos, do Exército Zapatista de Libertação Nacional, em Chiapas, no México.
Os debates e mesas-redondas discutirão cada uma das experiências políticas, sociais e econômicas em curso em todos os países da América Latina: do México ao Chile. O colóquio, que terá cobertura dos meios de comunicação internacionais Telesur, Xinhua, entre outros, situa-se entre os grandes eventos preparatórios ao Fórum Social Mundial, a ter lugar em Belém, em janeiro de 2009.
Texto: Ascom da CIDS
http://www.pa.gov.br/noticias/materia.asp?id_ver=27248

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails