sexta-feira, 30 de maio de 2008

EDUCAÇÃO E

LIBERDADE -

FUNÇÃO ORGÁSTICA

- "REICH"

Trecho do livro: "A Educação e a Liberdade em Wilhelm Reich" de Zeca Sampaio

(...)A masturbação infantil e os jogos sexuais entre crianças precisam ser vistos não mais como mácula ou contaminação, mas como parte indispensável do crescimento saudável, aprendizado e vivência essenciais ao bom desenvolvimento da sexualidade adulta.A presença da função orgástica também precisa ser observada em todas as áreas, mesmo que não relacionadas diretamente com a sexualidade. A característica da vida é funcionar no ritmo de quatro tempos definido pela fórmula do orgasmo . Esta seqüência inicia-se com a tensão mecânica seguida pela carga energética e completa-se com a descarga energética seguida pelo relaxamento mecânico. Todas as atividades humanas, portanto também aquelas presentes na educação, devem ser regidas por esta seqüência de eventos (ALBERTINI, 1994, p. 88).A constante falta de descarga orgástica adequada resultará na perda da auto-regulação e no encouraçamento. Assim, a ausência de satisfação e relaxamento, ao final das atividades infantis, é um sinalizador de que algo não vai bem na prática educacional. A característica básica de toda ação engajada, no sentido vital, é de iniciar num crescendo de tensão e carga energética e terminar em uma descarga e relaxamento, com o prazer que lhe corresponde. O educador deve conferir se essas fases estão se sucedendo, se quiser avaliar o funcionamento vital do educando. O funcionamento orgástico não é suscetível de ser produzido, nem induzido, uma vez que tem por essência a espontaneidade, mas sua escassez é detectável, assim como as causas de seu bloqueio ou perturbação, sendo possível assim eliminá-las.(...)CONTINUA EM: http://www.cursoideb.utopia.com.br/tiki-index.php?page=Educa%C3%A7%C3%A3o+e+Liberdade+em+Wilhelm+Reich-parte+IV
*COMUNIDADE POLITEIA: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=37391367

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