quinta-feira, 24 de julho de 2008

"A ferro e fogo -

A História e a Devastação

da Mata Atlântica Brasileira"


Livro de Warren Dean-1996

Warren Dean, historiador americano que teve um trágico falecimento num acidente em Santiago do Chile em 1994, quando "Ferro e fogo" ainda estava no prelo, deixou uma contribuição valiosa para um assunto até então "não contemplado" na historia brasileira, a "Mata Atlântica". No livro a "Mata" é tratada como uma única região e não parcelada em Estados, municípios ou regiões como geralmente se costuma ver na historiografia "clássica". Com isso, "Ferro e Fogo" serve não só para se entender como se deu a destruição da "Mata Atlântica" como também contribui na compreensão do desenvolvimento brasileiro. Dean se mostrou incansável na busca de fatos políticos, sociais e principalmente econômicos que influenciaram a intervenção humana na maior floresta tropical do mundo nas diferentes épocas da história.


Vale salientar aos ecologistas que este não é unicamente um livro em "defesa da floresta". Também não é uma crítica ao "Imperialismo". A história de Dean começa muito antes da colonização, na época em que a caá-etê, nome indígena da Mata Atlântica, era habitada apenas por coletores-caçadores. Embora ele não deixe de ser crítico da forma como a
floresta foi usada na trajetória imperialista, não aponta culpados nem vítimas. Em síntese pode-se afirmar que esta é a história de mais uma das irracionalidades da espécie humana.

Dean "faz o tempo passar" com os olhos dentro da "Mata" e, desoladamente, a vê desaparecer em poucos séculos. Seu estarrecimento com esta destruição começa já nos primeiros parágrafos da Parte 1 quando de dentro do avião na
chegada ao Rio de Janeiro ao percorrer os olhos pelo que restou da Mata Atlântica, comenta: "Não há nada de notável neste ambiente humanizado" (DEAN,1996:19).

Mas quando e como surgiu a Mata Atlântica? Desde quando essa arena de milhões de formas de vida pulsa, peleja e agoniza despropositada e incessantemente? Pode-se afirmar que seu "surgimento" se deu por uma gama de convergências de fatores tão diversos como antagônicos: com períodos de inundações gigantescas e outras épocas de intensas atividades ígneas (fogo), e entre esses períodos, ainda ocorreram pelo menos duas invasões glaciais milenares. Sabe-se que a linhagem das florestas tropicais é extremamente antiga, embora a sua evolução tenha sido espetacularmente rápida e multiforme. Há aproximadamente 40 milhões de anos, algumas espécies vegetais conseguiram um tipo especial de ramificação. Assim um ramo se converteu em um estame principal que depois se desenvolveu para transportar água para cima e nutrientes para baixo, em um tronco. Dessa forma, escaparam da competição ao nível do chão e alcançaram a luz solar, ganhando imunidade contra a predação animal. Assim surgiram as primeiras florestas tropicais da terra. O surgimento da floresta denominado de "Mata Atlântica" foi um evento triunfal na concepção de luta pela vida e morte que por fim, formou uma diversidade de vida, que jamais foi compreendida em sua totalidade.(...)
continue a ler em : http://www.funaguas.org.br/artigos/a2.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails