quarta-feira, 23 de julho de 2008

Fórum na internet

cria projeto

comunitário

para fazer

carros elétricos


Internautas finlandeses confirmam vocação para códigos abertos. Primeiro modelo pode ser um Corolla

23.07.2008 - 18:27

Surgiu na Finlândia uma comunidade na internet que procura aplicar a abordagem coletiva – como nos casos do Linux e da Wikipedia – para avançar na conversão de carros a gasolina para carros elétricos. O primeiro deles deve estar rodando ainda este ano.

O fórum apresenta-se como o primeiro do tipo no mundo, diz a Reuters, e pretende oferecer uma alternativa a quem considera lenta a busca de soluções para os problemas do petróleo.

O grupo está trabalhando de acordo com a tradição dos projetos de software de "código aberto" como o sistema operacional Linux.

"Se conseguirmos muito sucesso, ajudaremos a criar projetos semelhantes em todo o mundo, com os quais poderemos compartilhar o que sabemos", disse à Reuters um dos participantes do projeto, Jukka Jarvinen. Ele diz que esquema semelhante está sendo lançado na Dinamarca. "Estamos esperando criar um movimento mundial".

Os carros elétricos vêm enfrentando dificuldades para superar vendas minúsculas de veículos muitas vezes fantásticos, mas que chegam ao mercado a custos proibitivos. Mas, como são abastecidos pela rede elétrica comum e usam a energia de maneira mais eficiente, eles são vistos como alternativa no combate à poluição.

Chrysler, GM, Mitsubishi e Mercedes acenam com projetos de carro elétrico, mas a comunidade identifica uma legião de pessoas decepcionadas com a indústria automobilística.

O grupo está começando em pequena escala. Identificou demanda para mais de 500 conversões de automóveis à propulsão elétrica, na Finlândia, e o objetivo do site é começar a introduzir os compradores a vendedores potenciais de carros usados e componentes, e a mecânicos capazes de realizar a conversão, com um motor elétrico e baterias de lítio.

O primeiro modelo de conversão será um Toyota Corolla, modelo que o grupo afirma que pode ter alcance de 150 quilômetros com uma carga e velocidade máxima de 120 km por hora.

O fórum espera que o carro usado e trabalho dos mecânicos custe, no total, cerca de € 25 mil (US$ 38 mil), o que fica perto do preço de um Corolla na Finlândia.

Veja o fórum aqui (em finlandês, mas com versão em inglês).
http://cidadebiz.oi.com.br/paginas/44001_45000/44413-1.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails