quarta-feira, 16 de julho de 2008

QUAIS ERAM OS IDEAIS DE TOLSTÓI? (clique aqui)

TOLSTÓI ANARQUISTA!

Tolstói teve uma importante influência no desenvolvimento do pensamento anarquista, concretamente, considera-se que era um cristão libertário. O escritor russo Piotr Kropotkin lhe citou no artigo Anarquismo da Enciclopédia Britânica de 1911

Em seus últimos anos depois de várias crises espirituais se converteu numa pessoa profundamente religiosa, criticando as instituições eclesiásticas. Sua sede de justiça e preocupação pelos camponeses o levaram a viver no campo, onde escreveu Ressurreição (1899), uma crítica à Rússia czarista que acabou causando sua excomunhão da Igreja Ortodoxa em 1901. Leon Tolstoi fundou, em sua propriedade em Iasnaia-Poliana, província de Tula, onde trabalhou como juiz de paz, uma escola para os filhos dos camponeses.

Aos 82 anos, na companhia de sua filha e médica, Aleksandra, Tolstói decide sair em busca de um lugar que o fizesse sentir-se mais próximo de Deus. Dias depois, morre de pneumonia na estação ferroviária de Astapovo.

Leon Tolstói descrevia a realidade com grande dramatismo, e seu maior tema foi a injustiça. Ele e seus pensamentos de anarquismo cristão foram uma grande influência para Mahatma Gandhi, que trocou cartas com ele até sua morte, em 1910.

Também teve influência forte em Martin Luther King Jr

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails