quarta-feira, 30 de julho de 2008

"Reportagem da TV USP

sobre economia

solidária

recebe prêmio"

(Festival de

Gramado-2007)

Valéria Dias
24/08/2007

Agência USP de Notícias


A reportagem da TV USP “Economia Solidária” foi premiada no 15º Festival Gramado Cine Vídeo, na categoria Vídeo Social: Resgate da Cidadania. A matéria, exibida no programa PGM, mostra o crescimento do cooperativismo como uma resposta da sociedade ao desemprego e às relações hierarquizadas. A premiação aconteceu no último dia 17, na cidade de Gramado (RS).

“Este prêmio é muito importante tanto para a TV USP como para a Universidade porque o Gramado Cine Vídeo é, atualmente, o mais importante no Brasil na categoria TV e vídeo universitário”, comenta Pedro Ortiz, diretor da TV USP. “É o reconhecimento pelo trabalho que fazemos, que é, antes de tudo, realizado em equipe. Além disso, a premiação nos estimula a fazer trabalhos cada vez melhores.”

Em 2005, a TV USP já havia recebido o Prêmio Especial do Júri, também na categoria Vídeo Social do Gramado Cine Vídeo, com uma reportagem sobre o projeto Bandeira Científica, da Faculdade de Medicina da USP, que leva assistência médica a comunidades carentes de várias partes do Brasil por meio de uma expedição anual.

A pauta que deu origem à reportagem “Economia Solidária” foi sugerida por Gustavo Xavier, aluno do último ano de jornalismo da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade e estagiário da TV USP há quase dois anos. “O Gustavo nos trouxe a sugestão e acolhemos a idéia porque entendemos que renderia uma boa reportagem”, comenta Ortiz.

O programa
“Economia Solidária” foi produzida em 2007 e tem duração de 30 minutos. São abordadas as histórias de três cooperativas da Capital paulista: a Copamare, no bairro de Pinheiros, formada por catadores de materiais recicláveis; a Uniferco, resultado da união dos trabalhadores de uma indústria que faliu; e a EA, fruto do trabalho de duas aposentadas da região do Campo Limpo que produzem sabonetes artesanais.

O programa também explora o papel das Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares, uma delas sediada na USP, no apoio à economia solidária. Uma visão histórica sobre o tema é apresentada pelo professor Paul Singer, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP.

A reportagem foi exibida em abril deste ano — e reprisada nas duas primeiras semanas de agosto — pelo Canal Universitário de São Paulo (CNU). Em junho, a TV Cultura exibiu o vídeo no Projeto Campus, que vai ao ar nas manhãs de sábado e que apresenta semanalmente um programa produzido por TVs universitárias (PUC, Mackenzie, Faap e Unicsul). A partir de outubro (ainda sem data definida), o Canal Futura exibirá o especial, junto com os vencedores da demais categorias, em sua grade nacional.(...)
http://www.usp.br/agen/UOLnoticia.php?nome=noticia&codntc=17523

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails