segunda-feira, 4 de agosto de 2008

METAWEB - SITES CONFUNDEM LÉVI-STRAUSS COM LEVIS STRAUSS (clique aqui)

"Não me tenho como fotógrafo,
mesmo amador (ou melhor, só o fui
no Brasil: depois o gosto passou)"

Claúde Lévi-Strauss.

Levis Strauss o industrial teuto-americano, inventor do "Blue Jeans" (calça Levi's),é confundido com Claude Lévi-Strauss,o grande antropólogo frances, professor e filósofo, considerado o fundador da Antropologia Estruturalista, em meados da década de 1950, e um dos grandes intelectuais do século XX, foi um dos fundadores de nossas ciências humanas na USP.

O primeiro viveu de 1829 até 1902,nos EEUU. E  o segundo nasceu em 1908 ! Pelo nome ser semelhante,é perdoável que o erro na grafia do nome do inventor do "blue jeans",ocorra!

Claude Lévi-Strauss,escreveu "Pensamento Selvagem","(...) comparou o pensamento produtor de mitos (que ele chamou de ''pensamento selvagem") ao inventor criativo que trabalha com pecinhas de máquinas ou utensílios desmontados e que, juntando elementos provenientes de objetos diferentes e fazendo-o de uma maneira original e imaginativa, dá origem a um novo produto. Cada uma das pecinhas, ao passarem por este processo, mantém a mesma aparência mas ganha novo sentido, pelo fato de estar, no novo objeto criado, articulado diversamente a outros elementos nessa nova engrenagem.(...)" http://hemi.nyu.edu/archive/studentwork/conquest/pens1.html

Deixo aqui uma possível reflexão! Haveria algum ponto de contato entre estes dois personagens,além de seus nomes semelhantes!?ou não?

Nadia Stabile - 04/08/08

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails