quinta-feira, 20 de novembro de 2008

EDUCAFRO - EDUCAÇÃO E CIDADANIA DE AFRO-DESCENDENTES E CARENTES

Aulas de “Cultura e Cidadania” nos núcleos

O que diferencia a Educafro dos outros cursinhos são as aulas de “Cultura e Cidadania” desenvolvidas regularmente em cada núcleo de pré-vestibular comunitário, com carga horária igual ou superior às disciplinas acadêmicas como física, português ou biologia. As aulas de cidadania se caracterizam em uma marca do projeto e abordam 10 temas anuais, especialmente selecionados e preparados para a realidade dos alunos provenientes das escolas públicas e do povo negro. O foco didático-pedagógico desta disciplina, baseado na abordagem transversal de conteúdos sociais e étnico-raciais, busca trabalhar os temas com diversidade, através de palestras, dinâmicas, filmes, teatro e seminários em grupo, passando pelas vertentes teóricas e práticas do que é cidadania na Educafro.

Temas e textos de cidadania

Além do encontro mensal para professores e equipes de cidadania, que ocorrem aos primeiros sábados às 14:00 horas, na Sede da Educafro, são elaborados textos-base referentes aos temas de cidadania de cada semestre. O objetivo destes textos é dar início ao trabalho, que deverá ser complementado com outras abordagens.

Definidos os Temas de Cultura e Cidadania de 2008:
Clique aqui para fazer o download da apostila de cidadania 2008.
http://www.educafro.org.br/Sbolsas/sbl_002_tfc.asp#aTEMAS%20DE..

TEMAS DE "CULTURA E CIDADANIA" DA EDUCAFRO 2008.

1- VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E DE GÊNERO: UM OLHAR PARA A MULHER AFRO-BRASILEIRA

Objetivo: trazer à tona inovações sociais da Lei Maria da Penha e luta para sua efetivação e preocupações com a inserção da mulher negra, que nos indicadores sociais permanece como maior vítima de agressões.

2- JUVENTUDE NEGRA: ELEVANDO A AUTO-ESTIMA E SUPERANDO OS ESTIGMAS!

Objetivo: demonstrar o quanto a juventude da periferia é capacitada e está pronta para aceitar os desafios colocados para transformar a sociedade. Abordar propostas de intervenção social e políticas públicas para a Juventude e partilhar os inúmeros casos de vitórias em nosso meio..

3- QUAIS SÃO OS DESAFIOS PARA A POPULAÇÃO IDOSA E PARA O AFRO-DESCENDENTE NO BRASIL?

Objetivo: participar e contribuir com o debate atual na sociedade sobre envelhecimento da população e qualidade de vida, associando com a superação da discriminação dos idosos negros.

4- O NEGRO E A MÍDIA: REFLEXÕES SOBRE COMUNICAÇÃO DE MASSA E A POP. AFRO-BRASILEIRA

Objetivo: abordar as temáticas em torno do poder da mídia, propostas para sua democratização e participação da população negra nos conteúdos culturais, jornalísticos, etc. e Ações Afirmativas neste contexto.

5- POLÍTICAS PÚBLICAS E INCLUSÃO ÉTNICA: QUAL É A AGENDA POLÍTICA SOBRE DIVERSIDADE PARA AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS?

Objetivo: construir coletivamente uma pauta prevendo a inclusão de políticas com recorte étnico nas plataformas/programas de candidatos, partidos políticos e lideranças para as municipais/2008 e levar para comunidade a importância deste debate.

6- AS 20 RAZÕES HISTÓRICAS E ATUAIS PARA DEFENDERMOS COTAS NAS UNIVERSIDADES

Objetivo: elencar os fundamentos históricos, sociais, legais, filosóficos e estatísticos que comprovam o quanto as ações afirmativas e cotas para negros são fundamentais para garantir igualdade de acesso ao ensino superior. È importante citar que o ano de 2008 marca os 120 anos da Abolição Inconclusa..

7- QUAL É A RESPONSABILIDADE DAS UNIVERSIDADES COM A INCLUSÃO SOCIAL E ÉTNICA?

Objetivo: questionar a omissão das universidades públicas que se negam a adotar programas de inclusão de negros e estudantes da rede pública e, em paralelo, apontar resultados alcançados por 51 IES - Instituições de Ensino Superior Públicas que adotam reserva de vagas (cotas) e outros tipos de ações afirmativas

8- QUAIS SÃO OS MEIOS DISPONÍVEIS PARA A APLICAÇÃO DA LEI 10.639 E TORNA-LA EFETIVADA EM TODOS OS NÍVEIS DE ENSINO?

Objetivo: socializar ferramentas didáticas e conteúdos referentes ao ensino da História da África e cultura afro-brasileira. Estudar o Parecer 003, que trata da Lei e de diretrizes e práticas positivas a seu respeito.

9- O QUE TEMOS A APRENDER COM A RESISTÊNCIA, PROPOSITURA E DENÚNCIAS DO MOVIMENTO NEGRO?

Objetivo: conhecer, estudar e aprofundar as histórias e proposituras de alguns grupos sociais negros organizados no Brasil ao longo dos últimos anos.

10- REPRESSÃO CONTRA MOVIMENTOS SOCIAIS: UM RELATO SOBRE AÇÕES ARBITRÁRIAS DO ESTADO CONTRA O MOVIMENTO NEGRO E ORGANIZAÇÕES POPULARES

Objetivo: t denunciar as ações arbitrárias promovidas por órgãos do Estado contra os movimentos sociais e o movimento negro e buscar soluções para superação de tais posturas que ao longo da história visa criminalizar a ação de grupos reivindicatórios


http://www.educafro.org.br/

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