sábado, 13 de dezembro de 2008

A amputação de clitóris na África envergonha a humanidade


"A clitoridectomia,
(ablação parcial ou total do clítoris ) como é chamada, é um ritual de passagem, ou iniciação, praticado na África, Oriente Médio e sudeste asiático há 2 000 anos. O objetivo é evitar que a mulher tenha prazer sexual. As vítimas em geral são bem jovens entre uma semana e 14 anos e os tipos de extirpação variam. Pode ser retirado desde uma parte do clitóris até os pequenos lábios da vagina. As operações são seguidas de muita dor e sangramento. Como são feitas em condições precaríssimas de higiene, com tesouras, facas e navalhas, o número de infecções é muito grande e boa parte das mulheres operadas torna-se estéril. Está provado também que a prática não traz nenhum benefício para o organismo feminino." (Fonte: Superinteressante)

Diferente do que se pensa, a remoção do clitóris não tem origem religiosa. É apenas um atavismo mantido para reforçar o sentimento de grupo. O clitóris é uma dádiva da natureza para as mulheres. Possui cerca de 8000 terminações nervosas, contra apenas 4000 do pênis e sua única função é o prazer sexual. É um direito que a mulher possui e deveria ser inalienável.

Digo e repito: nenhuma lei, tradição, religião nem NADA, absolutamente NADA tem o direito sobre o corpo e a vida de outrem. Esta tradição, mantida principalmente pelas mulheres, só mostra uma coisa: há MUITOS homens covardes e inseguros por aí. Ter medo que a mulher possa sentir prazer sexual com outro, justifica bem este ato. Mas as oprimidas já se acostumaram tanto com este papel, que agora assumiram o papel do carrasco, removendo os clitóris de crianças incapazes de se defender ou argumentar, em operações inseguras e dolorosas, deixando-as sangrando, às vezes, até a morte. A mulher aceitou seu papel como objeto do homem.

Mas nem sempre foi assim. Nas sociedades pré-históricas, a maior fragilidade física e a maternidade marcaram a condição especial da mulher. A mulher era venerada. Os homens, caçadores, deviam obter carne e defender o bando, o que lhes conferia maiores poderes. A subjugação das mulheres começou, de fato, no Neolítico, quando o trabalho já permitia a acumulação de grãos e riqueza, e teve um grande impulso com as religiões patriarcais, como as abraâmicas (Judaísmo, Cristianismo e Islamismo).

http://www.umavisaodomundo.com/2008/09/amputacao-clitoris-africa.html
Sábado, 13 de Setembro de 2008 às 14:20

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails