segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

"A mulher eunuco", de Germaine Green - LIVRO

11 de novembro de 2007

Parte da segunda onda feminista,"A mulher eunuco", 1970, tornou a autora, Germaine Green, conhecida mundialmente. De forma pioneira, descreve ligações sobre o relacionamento sexual entre homens e mulheres e a dominação sexual (bandeira do movimento feminista).
Para Greer, a diferença entre os sexos foram exageradas ao longo da história e o papel que cada um exerce é fruto de um aprendizado "planejado pelos homens" e exigidos por uma sociedade de família "nuclear, suburbana e consumista", segundo a própria autora.

Inicia falando do corpo, porque acredita que as mulheres devem aprender como discutir as mais básicas suposições à normalidade feminina. Assim, começa nas células e diferenças cromossômicas, segue-se uma discussão dos efeitos do comportamento sobre o esqueleto e as curvas - tão essenciais para suposições do sexo feminino, finaliza com cabelo e sexualidade. Trata do mito do Eterno Feminino, também chamado Estereótipo e de todos os condicionamentos que fazem parte deste processo. Também das relações reconhecidas pela sociedade, como casamento-emprego.
Reivindica a liberdade. Pressupõe que seu livro ficará preso pelos moralistas e políticos conservadores. Considera que as mulheres são "o verdadeiro proletariado, a maioria verdadeiramente oprimida" e que a "revolução só pode ficar mais perto com a retirada o apoio delas ao sistema capitalista". Para a autora, a mulher é "o verdadeiro eunuco" da humanidade.

Sobre a autora

Australiana, Germanaine Greer, nasceu no subúrbio de Mentone. Envolveu-se com um grupo libertário de intelectuais de esquerda em Sidney e em Cambridge participou da revista satírica OZ, assinando os textos com o pseudônimo Dr. G.
Concluiu o doutorado em 1968, subordinando às primeiras peças de W. Shakespeare. Em 1970, publicou "Mulher Eunuco" (The Female Eunuch).

Em 1989, torna pública a transexualidade da física Rachel Padman, episódio que torna Greer conhecida por sua transfobia, especialmente contra mulheres transexuais.
A última polêmica foi em 2005 quando participou do Big Brother por cinco dias, saindo do programa devido à produção de assédio e criticando os outros participantes pela busca desesperada de protagonismo.

Título: A Mulher Eunuco
Autor: Germaine Greer
Gênero: Sexualidade
Editora: Círculo do Livro
Idioma: Português
http://www.pco.org.br/conoticias/ler_materia.php?mat=1469.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails