quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

O HOMEM, MEDIDA DE TODAS AS COISAS...

"O homem é a medida de todas as coisas, das coisas que são, enquanto são, das coisas que não são, enquanto não são." Protágoras (c. 490 - c. 420 BCE)

Desde os gregos antigos ,esta visão a respeito do homem produziu na arte até os dias de hoje,a ideia de que o os artistas deveriam em sua formação técnica estudar a anatomia humana.Michelangelo e Leonardo Da Vinci , foram os grandes mestres da arte da anatomia! Da Vinci aprofundou-se no assunto,fazia autópsias para estudar detalhadamente cada parte do corpo humano. Isto serviu para a arte e para a medicina!

Observar,desenhar,traduzir a beleza dos corpos,suas formas,volumes e linhas,em traços,pinceladas e planos, é exercício relevante para qualquer aprendiz!
e trabalho dificílimo para os grandes artistas!
O corpo nu sempre foi belo para os seres humanos, desde as culturas mais antigas até hoje para fotógrafos e enfim,o ser humano sempre buscou conhecer a si próprio!
E se começarmos por constatar que todos possuem corpos semelhantes,e que geralmente as roupas camuflam características e detalhes importantes e portanto as roupas
talvez atrapalhem muito a consciência e o relacionamento humanos!

Nadia Stabile - 29/01/09

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails